sexta-feira, 11 de março de 2011

PERSONAL TRAINER É COISA SÉRIA.--- -Texto gentilmente cedido pelo Prof.Sergio Sheman E-mail: sergiosheman@hotmail.com

PERSONAL TRAINER É COISA SÉRIA ...
Texto: Prof.Sergio Sheman
E-mail: sergiosheman@hotmail.com


O Personal Trainer, como a própria palavra já diz, é um treinador pessoal ou professor particular, porem com algumas características específicas. É justamente ai que reside um sério problema.Treinadores particulares sempre existiram, porem sua atuação restringia-se à atletas profissionais, para uma melhora das condições físicas e da performance e/ou indivíduos que por alguma razão especifica precisavam de modificações na estética corporal que em sua maioria eram atores de cinema, treinados para determinadas cenas que exigiam um físico mais atlético. Tudo isso, evidentemente, a um custo relativamente alto.
É obvio que para essas situações especificas onde muito dinheiro esta envolvido além, é claro, da integridade física do individuo em questão, não poderia ser contratado qualquer profissional. É justamente ai que esta a questão ! O personal trainer caracteriza-se, principalmente, por ser um profissional que diferencia-se dos demais pela sua qualificação técnica e o tempo de experiência. O personal trainer deve ser um profissional altamente qualificado e com muitos anos de experiência comprovada. Esse profissional é exigido para situações especificas onde um grande conhecimento técnico se faz necessário.
Os custos relativamente altos não estão relacionados somente no fato de se tratar de uma aula particular e sim por se tratar de um profissional de extrema competência.
Atualmente com a, digamos, "popularização" desse ramo de atividade, muitos profissionais da área esportiva vem, cada vez mais, se especializando para atuar na área do treinamento personalizado e qualquer pessoa que estiver disposta a pagar o preço, poderá ter acesso a um personal trainer. Porem, o aumento da procura acabou criando também um grande aumento na oferta. Infelizmente isso esta ocasionando uma queda na qualidade dos serviços prestados por alguns profissionais. Essa procura, cada vez maior, acabou por estimular o surgimento de diversos treinadores que, infelizmente, não se encontram qualificados para atuarem na área, atraindo clientes, desinformados, motivados, principalmente, pelos baixos custos praticados por esses “profissionais” ...
Como já foi citado acima, o personal trainer é aquele profissional extremamente qualificado, porem na pratica, não é bem o que vem acontecendo . Jovens estudantes com o anseio de ganhar uma “graninha” a mais, ao saírem da faculdade, completamente despreparados e desqualificados para tal função, já se apresentam como personal trainers, com cartão de visita e tudo. E existem ainda aqueles que são os mais cara de pau de todos, que apresentam-se como tal antes mesmo de terem completado a graduação (só para constar, isso é ilegal, pois para atuar na área o profissional deve ser credênciado pelo CREF); um, personal trainer não se faz da "noite pro dia".
Em minha humilde opinião o personal trainer deve ser um profissional no mínimo : graduado, pós graduado, com diversos cursos de especialização e pelo menos uns 10 anos de experiência. Qualquer profissional que apresentar-se como personal trainer deve ser questionado quanto as suas qualificações e experiência. Faça perguntas especificas em relação aos objetivos que pretende alcançar e atente se as respostas lhe são dadas de forma clara, objetiva e com propriedade. Você ira notar se esse profissional sabe o que esta dizendo ou se esta somente tentando lhe enrolar . Procure conhecer pessoas que já foram treinadas por ele, para saber se elas obtiveram bons resultados.
Um personal trainer deve ter, alem de muitos anos de experiência, um profundo conhecimento em fisiologia, bioquímica do exercício e biomecânica entre outras coisas; e ainda, se não tiver uma formação em nutrição esportiva, deve ter em sua equipe um profissional com essa qualificação, pois ninguém conseguira obter resultados efetivos sem uma dieta adequada. O sistema de treino deve ser elaborado conforme a dieta e vice versa.
Portando ao contratarem um treinador pessoal exijam qualificação técnica e experiência e não tenham medo de exigirem demais, pois o personal trainer representa a "nata" dos treinadores - ou pelo menos deveria !

E-mail: sergiosheman@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário